8 dicas para ajudar no crescimento do cabelo O meu cabelos cresceu cerca de 13cm em 7 meses e hoje partilho convosco os meus truques

Alô Alô amores,

Finalmente venho falar sobre o crescimento do meu cabelo, poderia lhe até chamar o projecto Rapunzel. Até porque como sabem para o próximo ano em Agosto temos casório e o meu sonho sempre foi ter o cabelo longo nesse dia tão especial. Isto não só porque quero um penteado especifico para o grande dia, mas também porque desde miúda que amo cabelos longos. Bem, podemos até dizer que o cabelo grande sempre foi a minha imagem de marca e eu já sinto a falta. HAHAHA Lembro-me até de ter 5 anos e o meu cabelo já nessa altura me bater no rabo. A minha mãe era capaz de matar alguém se me cortassem demasiado o cabelo. Mas chegou uma altura da minha vida, já bastante adulta, que decidi mudar e sem medo cortei 30cm do meu cabelo para doar a quem mais precisa.

Gosto do cabelo curto, acho que me dá um ar mais leve, mas também sinto saudades do meu cabelão. Nos últimos meses tenho tido alguns cuidados que quero partilhar convosco até porque sei que não é fácil o nosso cabelo crescer com mais rapidez. Até vos cheguei a pedir dicas recordam-se? E chegou o dia de as partilhar com todos vocês.

8 dicas para ajudar no crescimento do cabelo

1. Alimentação 

Já sabem que a alimentação é a base para tudo, seja para a nossa saúde, bem-estar e até ela pode influenciar o crescimento e saúde capilar. Alimentos ricos em proteína, ferro, zinco, ómega 3, vitaminas e magnésio melhoram a qualidade do cabelo e aceleram o crescimento do mesmo. Alimentos como carnes brancas, peixe como salmão e sardinha que ajudam bastante a manter os fios brilhantes e saudáveis, iogurte grego magro (O melhor em termos nutricionais é a embalagem de 1kg do Lidl), abacate, amêndoas, lentilhas, vegetais, ovos, aveia, frutas como kiwi, papaia, morangos, laranjas, banana… ou seja, tudo o que eu consumo no geral.

2. Beber água

Beber água ajuda a manter o cabelo, a pele e o corpo hidratado. Sempre que reduzo o meu consumo diário de água noto uma desidratação tanto na minha pele como no meu cabelo. Beber água ao longo do dia vai ajudar o nosso cabelo a ficar mais forte e isso é o principal para o crescimento saudável dele.

3. Massagens no couro cabeludo 

Com esta dica dada por vocês eu ri muito, no entanto fui logo pesquisar no google se esta técnica resultava. É mesmo verdade, massajar o couro cabeludo aumenta o fluxo sanguíneo, o que traz nutrientes para o cabelo e estimula o seu crescimento. Dizem até que massajar o couro cabeludo de cabeça para baixo resulta ainda mais. Tem piada mas dizem que resulta. Eu cá agora não faço outra coisa, estou constantemente a massajar a cabeça.

4. Óleo de Ricino 

É um aliado poderoso para ajudar no crescimento do cabelo. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no seu crescimento proporcionando uma mega hidratação, deixando o cabelo sedoso e forte. É um óleo bastante comum no Brasil e chama-se óleo de Rícino.

Há uns anos uma amiga minha aconselhou-me a usar este óleo para crescimento de sobrancelhas e pestanas, na altura notei algumas diferenças principalmente nas pestanas, porque cheguei a ter pestanas falsas que danificaram muito o pelo. Se criarmos esse hábito em aplicar o óleo várias vezes ao longo de um grande período de tempo, acredito que resulte porque com o meu cabelo tem realmente resultado.

Eu duas vezes por semana antes de dormir, coloco o óleo directamente em toda a raiz e massajo o meu couro cabeludo, no dia a seguir lavo o cabelo porque ele fica realmente bastante oleoso. Podem encontrar óleo de rícino em qualquer farmácia, lojas de produtos naturais, pluricosmética, celeiro e o preço varia entre 2-4€. Existem também alguns shampoos que contém óleo de rícino e eu vou experimentar alguns no próximo mês e vamos ver se o crescimento acelera ainda mais.

5. Cuidados com o cabelo 

Devemos de reduzir as lavagens, reduzir as colorações e tudo o que possa danificar o nosso cabelo, assim como demasiado calor dos secadores ou ferros. É importante realizar um hidratação ou exfoliação capilar com regularidade junto de um profissional, para ele poder tratar do nosso cabelo quando ele está mais espigado ou desidratado. Eu por exemplo há três semanas tive de cortar uns 3-4cm, doeu mas teve de ser, as minhas pontas estavam bastante espigadas e o nosso cabelo precisa de ser cortado de vez em quando para nascer com força e saudável.

6. Shampoos ricos em nutrientes 

Experimentei duas gamas diferentes de shampoos ao longo destes últimos  sete meses, partilho convosco quais foram.

A gama Bain Extentioniste da Kérastase foi o primeiro shampoo que me foi aconselhado pelo meu cabeleireiro Isabel Castro, é uma gama que ativa o couro cabeludo e atua no fortalecimento da fibra, combinando a Creatine com Taurina, que é um aminoácido que oferece proteção ao fio. O sérum é ideal para a ativação do couro cabeludo e da fibra capilar. O fio nasce mais forte, resistente e com mais brilho.

A gama Serie Expert da L´oréal é  destinada à prevenção da quebra, fortalecimento e ajuda ainda no crescimento saudável dos fios. Ela é enriquecida com vitamina B6 e Biotina e para além disso é constituída por poucos ingredientes e sem silicones insolúveis e parabenos, o que é extremamente importante porque os produtos que contêm essas substâncias só danificam o nosso cabelo.

Podem adquirir os produtos em qualquer cabeleireiro, lojas de produtos capilares ou no site da Look Fantastaic onde podem usufruir de 25% com o meu cupão VANESSA25 a partir da meia noite de amanhã. Um código exclusivo Black Friday que estará activo até Segunda-feira. Clica aqui para acederes directamente ao site Look Fantastic 

7. Hidratar as pontas com óleo de côco

O famoso óleo de Côco não é só utilizado nos cozinhados, mas também para hidratar o cabelo, uma forma bem natural e cheirosa. Nos dias em que aplico o óleo de Rícino no couro cabeludo aplico também o óleo de côco nas pontas, deixo actuar cerca de 10h.

Podem adquirir óleo de côco em qualquer hiper ou no site da Prozis com 10% de desconto com o meu cupão VANESSA10. Clica aqui para aceder directamente ao óleo de côco

8. Uma máscara de hidratação 

Uma máscara de hidratação nunca é demais. Podem usar uma das máscaras das gamas que partilhei a cima, ou podem fazer uma máscara rica em proteína. Só precisam de 3 claras de ovo (100g) e uma colher de sopa de máscara de cabelo hidratante. Misturam tudo muito bem, aplicam por todo o cabelo e deixam actuar 30 minutos. Após a lavagem vão sentir o cabelo  mais sedoso e brilhante.

Mais alguma dica que queiram partilhar comigo? Espero que tenham gostado deste post, eu estou mega satisfeita com os meus 13cm de crescimento de cabelo e vou experimentado novos produtos e receitas caseiras. Claro que vou partilhando tudo convosco porque sei que estamos juntas nesta luta. Hahaha 🙂

Beijinhos

Comentários