Desafio Janeiro – Os meus resultados Ganhei 5 cm de anca

No mês passado decidi lançar um desafio, a mim e a vocês porque, na verdade fiz este desafio para finalmente voltar ao ativo. O mês de dezembro foi bastante gordo para mim, engordei 5 kg e nem dei por isso. Os Doces e falta de movimento falaram mais alto. São fases da vida, também andei um pouco desmotivada e mais preocupada com a fase final de construção da nossa nova casa, então desleixei-me, mas sempre sem peso na consciência. Já passou a altura em que me preocupava imenso com o peso que marcava na balança. Hoje em dia para mim ele é apenas um número que não me define e sempre liguei mais aos resultados que vejo ao espelho do que propriamente a uma balança, e desta vez isso não foi exceção.

Há uns 4/5 anos, quando me comecei a dedicar mais ao meu estilo de vida e às redes sociais, lançava imensos desafios e por incrível que pareça já nessa altura imensa gente aderia, então pensei para mim: Este poderá ser o ano dos desafios, e assim será. O Desafio de janeiro, “1000 Agachamentos por semana” começou no dia 6 e terminou após 4 semanas, no dia 3 de fevereiro e foi um sucesso.

Como dividi o número de agachamentos diários? 

Eu começo cada desafio da seguinte forma: Na primeira semana faço o máximo de número de  repetições que consiga fazer, ou seja, agachar até ao meu limite. A partir daí fui aumentando de forma gradual o numero de repetições. Inicialmente consegui fazer 30, então comecei por fazer 5 series de 30 repetições em cada dia. Tentava sempre alternar os agachamentos com outro tipo de exercícios, assim como corrida, musculação, saltar à corda …

Após uma semana e meia já conseguia fazer 50 repetições seguidas, a minha resistência estava a melhorar e dia após dia consegui realizar o desafio com mais facilidade.

Depois de duas semanas e meia senti a necessidade de acrescentar pesos ao desafio, já não sentia dores musculares e tonou-se muito fácil fazer todas as repetições, eu estava confortável e o objetivo era sair da minha zona de conforto. Então comecei a fazer os agachamentos com pesos e aí sim tive realmente mais dificuldade em realizar o desafio.

Dificuldades? 

Algumas dores musculares dificultaram-me a vida, mas nada que não fizesse parte deste processo. As dores musculares são sinais de que trabalhamos os músculos. O segredo é combater essa dor e continuar em frente sem desistir porque após algum tempo o nosso corpo começa-se a habituar ao ritmo do treino e as dores musculares diminuem com o passar do tempo.

Respeitar o corpo e o descanso. 

É extremamente importante ouvirmos o nosso corpo, existem pessoas que estão mais ativas no que diz respeito ao nível de atividade física assim como existem outras que nunca praticaram exercício de forma regular. Cada um tem o seu ritmo, cada um tem capacidades diferentes. Os dias de descanso são importantes, os nossos músculos e corpo precisa de descansar.Precisamos de tempo para recuperar e para ganhar massa muscular de forma saudável. Por isso respeitem sempre o vosso corpo. O meu desafio na primeira semana estava dividido da seguinte forma:

  • Segunda-feira – 180
  • Terça-feira – 250
  • Quarta-feira – Descanso
  • Quinta-feira – 200
  • Sexta-feira -200
  • Sábado – Descanso
  • Domingo – 170

Após a primeira senti-me com mais capacidades, comecei a fazer os agachamentos apenas 4 vezes por semana, 250 repetições por cada dia.

Os meus resultados 

O registo fotográfico foi feito e noto algumas diferenças. Para ter mesmo a certeza do volume ganho nestes 30 dias também medi a minha anca com o auxilio de uma fita métrica, no dia 3 de fevereiro (Dia em que tive a minha prova para vestido de noiva) a minha zona da anca tinha 95 cm, no dia  6 de fevereiro a minha anca marcada 101 cm, o que significa que ganhei 5 cm de bumbum, o que para mim é uma grande felicidade porque tenho alguma dificuldade em ganhar massa muscular na zona dos glúteos. Noto também algumas diferenças a nível de inchaço abdominal e também perdi uns cm da zona da barriga. Coisa pouca, mas perdi e isso sim para mim é importante.

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, não se esqueçam que todos nós somos diferentes e temos necessidades diferentes. Cada pessoa tem o seu ritmo, o seu metabolismo e as suas necessidades. Também é importante terem uma alimentação equilibrada, porque existe uma maior probabilidade de obterem resultados se a vossa alimentação for a mais correta.

 

E vocês? Quais foram os vossos resultados? Tiveram dificuldades? Gostaram da experiência? Partilhem tudo comigo. 🙂

Comentários