Na minha última viagem estive em Londres com a Dove para conhecer um projeto incrível que merece ser partilhado com todas vocês. A marca fez uma pesquisa e descobriu que 70% das mulheres não se sentem representadas nem nas publicidades, nem nos meios de comunicação. Por isso a marca decidiu criar o projeto #MostremNos, um projeto que tem como objetivo quebrar os estereótipos de beleza em todo o mundo e oferecer uma visão mais abrangente da beleza para uso de todos os meios de comunicação e agentes publicitários.
A marca criou uma biblioteca com mais de 5000 imagens de mulheres fotografadas por outras mulheres fotografas, além disso cada mulher que foi fotografada definiu pessoalmente as suas próprias descrições de pesquisa e tags para as suas imagens, permitindo que sejam elas a definirem a sua própria beleza.
Todas essas imagens foram produzidas em parceria com a agência Girlgaze Photographers e o Getty Images e eu achei a iniciativa excelente porque nesse banco de imagens encontramos todo o tipo de mulheres, de cor, com manchas, cicatrizes, mulheres com e sem cabelo, de burca, com rugas, uma diversidade feminina gigante mas todas elas com a sua beleza e a sua aceitação pessoal. Uma diversidade real que raramente é vista na publicidade e nos meios de comunicação. Embora que os sectores de beleza e moda tenham avançado imenso nos últimos anos, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para garantir que todas as mulheres se sintam representadas.
Eu achei a iniciativa fantástica mas o que mais gostei foi falarem sobre a beleza autodefinida, onde cada mulher decide como quer ser vista perante a sociedade. Sou da opinião que somos livres de sermos o que quisermos ser, livres de nos sentirmos únicas, lindas e verdadeiras.
Senti uma energia diferente durante toda a viagem, isto porque tive a oportunidade de conviver com outras mulheres de diferentes idades e nacionalidades. Que energia boa que ali se viveu. O projeto já está a correr o mundo e já muitas mulheres se identificaram com toda a informação à volta desta campanha única e tenho a certeza que ainda vai conquistar muitas outras mulheres.