O nosso casamento #1 Os primeiros passos para a organização do grande dia

Depois do sim a nossa cabeça não parou de pensar em todos os preparativos para a organização do dia mais especial das nossas vidas, o nosso casamento. É sem duvida um dos maiores projetos da nossa vida e é algo com que sempre sonhei. Não fazia ideia que era necessário tanta coisa para o grande dia, mas agora que já estou dentro do assunto acho que posso partilhar algumas dicas e a nossa experiência de como foi organizar um casamento.

Geralmente dizem que é necessário 1 ano para organizar tudo, no nosso caso só começamos os preparados em Novembro do ano passado, e estava tudo encaminhado. Acho que o tempo de organização depende muito de casal para casal, nós como trabalhamos mais em casa temos algum tempo livre para tratar dos preparativos e tornamos a organização não tão stressante. Tiramos 2-5 dias por mês para ir adiantando tudo o que era necessário. Apesar de sermos um casal muito descontraído aconselho-vos a organizarem as coisas com antecedência porque cada vez mais se celebram mais e mais casamentos, o que vai dificultar a procura das vossas escolhas. Mas também não é impossível organizar um casamento com pouco tempo.

Confesso que pela experiência partilhada por outros noivos fiquei um bocado assustada, todo o mundo me dizia que organizar um casamento é um terror, é um stress diário, mas no fundo eu não senti isso, até porque na verdade vivemos os dois na tranquilidade e tudo se faz, com calma e dedicação, sem qualquer tipo de stress. Afinal estamos a organizar o dia mais importante das nossas vidas. ❤️ Confesso que existem muito pormenores que só podem ser tratados mais perto da data do casamento, e essa altura sim, acho que foi a mais stressante. No entanto tudo se faz.

Para facilitar todo em todo processo tive a ajuda da agenda da noiva dos Miminhos Rita Catita. Uma agenda bastante completa que tem uma checklist e serviços necessários para facilitar a organização do nosso casamento.

Passo a passo …

  1. Definir o tipo de cerimônia que queremos realizar; (Igreja ou civil)
  2. Definir a data do casamento e horário;
  3. Estabelecer um orçamento;
  4. Fazer a lista de convidados;
  5. Pesquisar locais para a realização da cerimônia, cartório e da recepção;
  6. Reunir com o padre, que no nosso caso foi o responsável pela realização da cerimônia religiosa;
  7. Preparar os convites de casamento;
  8. Escolher os profissionais de video e fotografia;
  9. Escolher o tal vestido para a noiva e o fato para a noivo;
  10. Pensar nos acessórios, porta-alianças, jóias, sapatos, maquilhagem lingerie e penteado;
  11. Escolher tema, entretenimento, animação, música, decoração, flores;
  12. Contactar várias empresas organizadores de eventos para comparar orçamentos;
  13. A compra das alianças;
  14. Preparar as lembranças para os convidados;
  15. Preparar o missal, ,marcadores de mesa, escolher musicas e leituras para a cerimónia;
  16. Escolher lugar para noite de núpcias;
  17. Escolher um destino para lua de mel;

O primeiro passo, e talvez o mais importante, será definir a data e o tipo de cerimónia, civil ou religiosa? Nos dias de hoje o processo civil é muito fácil de organizar, pode ser organizado presencialmente em qualquer conservatória do registo civil ou através da internet. No nosso caso, e porque somos os dois católicos, escolhemos casar pela igreja. Tudo isso tem também um custo, casando pela igreja ou não o valor é de 120€. No entanto se a decisão dos noivos for casar noutra igreja que não seja a igreja da paroquia da área de residência dos noivos o valor aumenta. Foi o nosso caso, casamos num santuário e ficamos surpreendidos quando nos pediram mais 90€, que inclui o sistema de som para a cerimónia e todo o aluguer do espaço.

Documentos necessário para casar pela igreja

  • Certidão de batismo dos noivos – deve ser solicitado na igreja onde foram batizados;
  • Assento de nascimento – disponível no registo civil da localidade onde nasceram. No meu caso como nasci na Alemanha não tive grande problemas porque estou registada no consulado português, por isso o procedimento foi exatamente o mesmo. (O assento de casamento pode ser também pedido online)
  • Nomes e comprovativo de área de residência das testemunhas (padrinhos) e cópias dos respectivos cartões de identificação pessoal;
  • Certificado CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) – Existem algumas igrejas e padres que existem este certificado, é um curso realizado com outros casais, onde são partilhadas experiências do matrimónio e da sua vida conjugal.

Mas quanto custa casar? Tudo depende de vários fatores, assim como o tipo de casamento, o numero de convidados, a ementa escolhida, o lugar, a altura do ano, a decoração… O importante é realizar um casamento lindo e à vossa medida. O melhor é mesmo organizarem uma folha de Excel com o numero total de convidados, esse é o passo principal para já ficarem com uma ideia do valor que vão gastar por cada convidado.

Comentários